quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AS VESTES SACERDOTAIS

As Vestes Sacerdotais
Em Êx 28.1-3. No versículo 2 diz "...para glória e ornamento...". Esta glória não pode ser de outro senão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Era necessário que os sacerdotes fossem vestidos de acordo com seu ofício. Assim também devemos vestir nossas roupas espirituais, para que possamos chegar na presença de Deus, sem que venhamos a morrer. Êx 28.5,6 relata os tecidos usados nas vestes eram os mesmos usados no Tabernáculo. Isto mostra que hoje somos a morada de Deus. As roupas santas apontavam para a justiça de Cristo (Ap. 19.8) e indicavam que os sacerdotes eram homens ativos e preparados para a obra de Deus.
1. A TÚNICA - Êx 28.39. Era a primeira peça descrita. Era de linho fino, colocada por baixo das demais peças. Simbolizar a pureza do Evangelho que é colocado bem próximo de nós, em nosso coração. -
2. A SOBREPELIZ. Êx 28.31-35 Também chamada Manto do éfode, era uma peça curta, feita em azul, um colete comprido, era necessário que esta peça seja feita em forma de colete para que transpareça a túnica que é o evangelho. É feita em azul, fala da morada celestial. Somente podemos ir para lá através do Evangelho. O manto era menor do que a túnica, assim devemos diminuir para que Jesus apareça em nós. Precisamos crescer, porém sempre nEle. (Jo 3.30 e Ef 4.15). Sempre quando houver crescimento em nós, este deverá ser creditado na pessoa de Jesus Cristo. Possuía uma abertura para a cabeça e era bordada com romãs em azul, púrpura e carmesim. Havia também campainhas de ouro, entre uma romã e outra. As romãs simbolizam os frutos e as campainhas os dons, que só poderão surgir em nós quando tivermos uma vida redimida (carmesim), glorificada (a púrpura) e quando estivermos sentados nos lugares celestiais (azul) conforme Ef 2.5,6. Devemos observar que o linho fino não é mencionado no feitio das romãs, (linho fino fala da pureza de Jesus Cristo), assim somente poderemos produzir frutos pelas obras de Jesus Cristo em nossas vidas.
3. A ESTOLA. Também conhecida como éfode ou faixa sacerdotal. Êx 28.6-12. "...e farão o éfode de ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino torcido,..." todas essas cores falam do aspecto do caráter de Cristo, como já estudamos. O éfode tinha duas ombreiras (v.7) onde era colocado duas pedras de berilo (pedra semipreciosa e transparente) gravadas com os nomes dos filhos de Israel (v.9), sendo 6 em cada uma (v.10), assim Arão levaria todo o povo nos ombros diante de Deus. Hoje esse trabalho é feito por Jesus Cristo que leva nossas imperfeições e intercede junto ao Pai.
4. O PEITORAL. Êx 28.15-21,29. Na estola Cristo suporta sobre seus próprios ombros todo o seu povo. No peitoral esse mesmo povo, agora representado por 12 pedras, está no coração de seu Senhor e Salvador (Jo 15.9). Nas 2 pedras nos ombros (força), Jesus representa seu povo e nas 12, no peitoral (amor) Jesus intercede por eles. Estamos no coração de Cristo, assim podemos perguntar com Paulo: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" (Rm 8.35). Quando uma luz é colocada sobre uma pedra preciosa, esta não se ofusca, muito pelo contrário, irá aumentar e desenvolver seu brilho. Somos pedras preciosas para Jesus Cristo, e quando as Luz Divina nos contempla, brilhamos cada vez mais. Como este brilho somente é possível graças a obra de Jesus Cristo, devemos creditar todas nossas vitórias e "brilhos" a Jesus Cristo. O mundo quando nos olha, somente pode contemplar nossas imperfeições, porém Deus nos vê sobre o coração de Jesus. (Versículos que falam sobre o peitoral: Êx 25.7; 28.4,15,22-24,26,28-30; 29.5; 35.9,27; 39.8,9,15-17,19,21). URIM E TUMIM. Êx 28.30. Luzes e Perfeições. O Sumo Sacerdote usava essas pedras dentro do peitoral. Eram usadas p[ara consultar ao Senhor . Segundo se crê, eram duas pedrinhas uma indicando resposta positiva e a outra negativa. Não se sabe como eram usadas, mas é provável que fossem retiradas de algum lugar ou lançadas ao acaso, como vemos às vezes, ao fazer-se uma consulta propondo uma alternativa: Farei isto ou aquilo? E, segundo saísse Urim ou Tumim, interpretava-se a resposta. Essas pedras falam do juízo, do julgamento, da vontade, da mente de Deus. (Versículos que falam sobre o Urim e Tumim: Êx 28.30; Lv 8.8; Nm 27.21; Dt 33.8; 1 Sm 28.6; Ed 2.63; Ne 7.65). Podemos observar com isto que o Sacerdote não só levava o juízo da congregação perante o Senhor, como comunicava também o juízo do Senhor à congregação. Assim Jesus Cristo leva ao Pai nossos juízos e por intermédio do Espírito Santo, comunica-nos os conselhos de Deus a respeito de todos os nossos problemas.
5. O CINTO. Êx 28.8,28. O cinto representa a verdade Ef 6.14, assim devemos revestir nosso entendimento com a verdade e esperar na graça e na revelação de Jesus Cristo, 1 Pe 1.13. Tito nos orienta para não aceitarmos a mentira: "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,..."(Tt 2.11-13). A- Sóbria ou sensata: é a vida vivida de bem comigo mesmo. B- Justa: a vida vivida de bem com o meu próximo. C- Piamente ou piedosamente: é a vida vivida com Deus. Com a verdade em nossa vida devemos também ser vigilantes, para não cairmos nas ciladas do Diabo (Ef 6.11), e também estarmos prontos para as ordens de Deus. Alguns versículos sobre cilada: Êx 21.13; Nm 25.18; Dt 19.11; 1 Sm 22.8,13; Ed 8.31; Sl 10.2;59.3 Jr 9.8; Lm 4.19; Mq 7.2; Lc 11.54; At 9.24; 20.19; 23.21; 25.3. - 6. A MITRA. Era um turbante de linho fino, apropriado para cobrir a cabeça do sumo sacerdote, que tinha, na parte dianteira, uma placa de ouro com a inscrição: "Santidade ao Senhor". Êx 28.36-38. Hoje temos o capacete da salvação (Ef 6.17) que é a nossa santidade, pois sem ela ninguém verá o Senhor. (Hb 12.14). - 7. Calções de linho. Êx 28.42. Para cobrir a pele nua. Essas vestes eram somente usadas no Átrio e no Lugar Santo, pois para que o Sumo Sacerdote entrasse no Lugar Santíssimo era necessário usar roupas somente de Linho Fino. (Lv 16.4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário