MEU LIVRO

Igreja e denominação porque tanta diferença?



AGRADECIMENTOS


Em primeiro lugar agradeço a Deus, pelo inspiração e o desejo de escrever está obra, sem a permissão divina nada seria feito, eu não existia, pois Deus é a razão da minha existência.
Agradeço a Jesus Cristo, a quem devo a minha adoração, gratidão, pela salvação que ele me
deu de graça.
Agradeço ao bendito Espírito Santo pelo cuidado que tem comigo.
E enfim de toda a minha família que tem me incentivado muito e orado por mim para que esse
trabalho fosse realizado, em especial minha Esposa Maria José Silva de Souza, a quem Deus tem me dado pra me ajudar no meu ministério, a minha mãe: Horminia Almeida Souza; meu pai:
Paulino de Jesus Souza; e meus Filhos: Wallace e Geisislaine
meu irmão Antônio Pereira de Souza e sua esposa Joelma dos Santos Souza e o Pastor. Moisés Diniz meu Pastor e amigo que me abençoa me apóia sempre ele é uma benção pra mim.


O AUTOR


Edivaldo Pereira de Souza, casado pai de dois filhos.
Serve como Presbítero na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério do Belém Setor 19
Cumbica- Guarulhos, São Paulo-Brasil.


PORQUE A DENOMINAÇÃO É DIFERENTE DA IGREJA?


Vivemos nos dias de hoje uma situação muito diferente, da igreja primitiva, que todos tinham comunhão uns com os outros, no partir do pão e na oração (Atos dos Apóstolos. 2:42).
Hoje vivemos dias difíceis, em que os crentes não se identificam, onde a maioria defende seus interesses, costumes e liturgias, etc.
As denominações hoje tem sido esconderijo pra muitos, que defendem teses, e pensamentos humanos, puramente carnais onde de um costume local criam uma doutrina, é daí que vem o conflito, o outro que também se diz cristão não acha certo e ai acaba tendo uma crise de identidade. Surge então pessoas diz assim; eu não posso ter comunhão com fulano porque não é da minha “ Igreja” Denominação, e assim por diante. Quero lembrar que temos que respeitar o direito de cada um pois todos tem liberdade de escolha, e se Deus respeita o livre arbítrio do homem devemos também respeitar.
No tocante a doutrina (ensino) da palavra de Deus isso quem julga é ele pois o caminho pra conhece-lo é Jesus Cristo seu filho, que ele (Deus) enviou para salvar o homem.


UM RESUMO DA EXPANÇÃO DA IGREJA NEO-TESTAMENTÁRIA


Quando a igreja surgiu como instituição em Jerusalém, no dia de pentecostes, foram acrescentados
ao pequeno grupo de crentes três mil membros. O crescimento da igreja foi tão rápido que deixou os
sacerdotes que ministravam no templo muito admirados, em poucos dias o numero de crentes chegou a quase 5.000 (cinco mil).
Assim, a igreja foi crescendo e se multiplicando, (Atos dos Apóstolos. 14: 6,7).


A IGREJA EM SAMARIA


Devido a perseguição que se levantou contra a igreja em Jerusalém, os crentes, com exceção dos Apóstolos, foram espalhados pela Judéia e Samaria.
Pelo ministério de Felipe e dos Apóstolos, Pedro e João, a igreja estende-se até Samaria, conforme lemos em (Atos dos Apóstolos. 8:17) que os Samaritanos foram batizados como Espírito Santo.


A IGREJA SE ESTENDE PELA PALESTINA


Lucas afirma em (Atos dos Apóstolos. 9:31 que a igreja se espalhou até a Galiléia e crescia em Números. Os crentes
alcançaram Damasco, Jope e foram para o sul, até a Etiópia. Havia crestes espalhado até a Fenícia,
Chipre e Antioquia(Atos dos Apóstolos. 11:19).


A IGREJA ALCANÇA OS GENTIOS


O centurião Cornélio, foi o primeiro gentio a tomar parte do corpo de Cristo, depois de ouvirem o evangelho que foi pregado por Pedro, Cornélio e sua família foram batizados com o Espírito Santo
como no dia de pentecostes.
Os Judeus então reconheceram que a salvação também para os gentios.


A IGREJA CHEGA ATÉ ANTIOQUIA


Alguns crentes de Chipre e Cirene foram levar a mensagem de Jesus até os gentios de Antioquia da
Síria, uma das maiores cidades daqueles tempos, muitos se converteram ao Senhor, Paulo e Barnabé
passaram um ano inteiro ensinando aqueles crentes ali.
Em Antioquia da Síria, foi naquela época que os crentes foram pela primeira vez chamados cristãos.
Daí em diante a igreja se espalhou pela Ásia Menor, por indicação do Espírito Santo a igreja de Antioquia da Síria, envia dois missionários para a Ásia Menor. E assim surge também as igrejas em
Antioquia da Prísia, Icônio, Lista e Derbe, mais tarde surgem também as igrejas de Efésios e Colossos.


A IGREJA CHEGA ATÉ A EUROPA


O apóstolos Paulo teve uma visão, na qual apareceu um varão Macedônio que disse: “passa a Macedônia e ajuda-nos” (Atos dos Apóstolos. 16:9).
atendendo o apelo e o evangelho entrou na Europa, e Paulo fundou igreja pôr toda Macedônia, Tessalônica e Corintos. Finalmente a igreja chegou até Roma, na Itália, onde Paulo esteve preso por
algum tempo.


A PERSEGUIÇÃO DOS CRISTÃOS NOS TRÊS PRIMEROS SÉCULOS, JUDEUS E ROMANOS CONTRA OS CRISTÃO


A primeira perseguição local.


Os Judeus perseguiram os cristãos por dois motivos principais:
1º Os cristãos pregavam que Jesus era o verdadeiro Messias e permitiam que os gentios participassem das reuniões da igreja sem serem circuncidados.
Vale apenas lembrar que Estevão foi o primeiro marte da igreja. O Diácono Estevão foi morto porque, pregava a Jesus como Messias por isso os Judeus o mataram, e o tornou o primeiro marte do Cristianismo(Atos dos Apóstolos. 7:54-60). Os Judeus não aceitaram a Jesus como o Messias prometido porque eles esperavam um Rei poderoso que os libertassem do poder Romano.


QUEM ERAM OS JUDEUS?


Os Judeus eram todos aqueles que descendiam de uma das doze tribos de Israel. Todas as outras pessoas eram consideradas gentios.
O mundo para os Judeus era dividido entre os descendentes das tribos de Israel que são considerados como herdeiros de Deus (das promessa de Deus) e os gentios que segundo eles (os Judeus)estavam fora das promessas de Deus. Entretanto, conforme estar escrito em (Atos dos Apóstolos.15:1-21)
que realizou-se em Jerusalém uma concilio, no qual ficou decidido que os gentios não precisavam
ser circuncidados, somente que se absterem das contaminações dos ídolos, da prostituição do que é
sufocado e do sangue.
Apesar disso, muitos Judeus perseguiam os cristãos, porque travam os gentios em pé de igualdade,
sem preconceitos.


A PERSEGUIÇÃO DOS ROMANOS CONTRA OS CRISTÃOS


Segunda perseguição local


Jesus nasceu na época em que os Romanos dominavam militarmente o mundo conhecido.
Durante os primeiros séculos, o cristianismo se desenvolveu sob o domínio do Império Romano,
o Império Romano compreendia as regiões ao redor do Mar Mediterrâneo, com a capital na Itália, na cidade de Roma. As regiões por onde Paulo pregou o evangelho, todas elas faziam parte desse Império.
O primeiro Imperador Romano a perseguir os cristãos foi Nero. Foi Também um dos Imperadores mais cruéis. As perseguições foram de caráter local e as causas dessas perseguições foram as acusações aos cristãos de serem:
- ANTI-SOCIAIS
- DESLEAIS AO IMPÉRIO
- ATEUS


Depois de Nero continuar as perseguições pelo governo romano. A acusação dos cristãos serem
ANTI-SOCIAIS, isso prendia-se ao fato dos cristãos não gostarem de dar “bom dia” aos seus vizinhos,uma vez
que essa expressão de saudação entre os Romanos era consideradas louvor a um deus pagão, isto é,
com um simples cumprimento os cristãos tinha que invocar o nome do deus Júpiter. Quando era Convidado para jantar, o cristão se recusava a participar das cerimônias pagãs antes das refeições.
Pois o imperador era considerado divino. Por recusarem reconhecer o imperado como tal, os cristãos eram considerados desleais ao imperador, os cristãos era leal a outro rei chamado Jesus, e muitas vezes se reuniam secretamente para o cultos e orações,os romanos acusavam que essas reuniões eram prova de deslealdade ao imperador.
Quanto à acusação de serem ATEUS, refere-se ao caso de que quando alguém se convertia ao cristianismo destruía logo todos os ídolos, com isso os cristãos tentavam explicar que o verdadeiro
Deus era invisível, mais os romanos insistiam e m dizer que qualquer pessoa que não tivesse nenhum ídolo em casa era um ATEU.
Assim para os romanos qualquer catástrofe (doenças, colheita fraca, derrota na guerra) era o resultado da ira dos deuses. Os cristãos eram culpados de tudo que acontecia, pois eram considerados ATEUS porque desprezavam os deuses romanos.


PERSEGUIÇÃO UNIVERSAL


Por volta do ano 250 D.C o imperador Décio decretou pela primeira vez uma perseguição Universal aos cristãos, que atingiu todo o império Romano. Em 303, outra perseguição foi decretada pelo imperador Diocleciano. A perseguição declarada por Décio foi muito violenta, entretanto a perseguição movida por Diocleciano foi a mais feroz de todas.
Segundo o imperador Diocleciano, os cristãos eram os culpados de todas as tragedias que atingia o império Romano, nesta época as escrituras sagradas foram queimadas, milhares de cristãos foram encarcerados, e muito sofreram martírio, (grande sofrimento) os mártires foram pessoas que morreram por sua fé religiosa.
A palavra mártir vem do grego e significa Testemunha.


DEPOIS DISTO SURGIRAM PESSOAS DEFENDENDO O CRISTIANISMO


Essa pessoas eram chamados de apologista, defensores da fé cristão.
Um dos defensores era Justino
Por causa da perseguição muitos cristãos ilustres começaram a escrever livros em defesa do cristianismo, esses homens foram, e são chamados de apologistas a palavra apologia significa defesa.
Justino dirigiu sua apologia ao imperador Antonino Pia em 313 D.C e defendeu o cristianismo das três principais acusações que os romanos os fizeram. Justino escreveu duas obras em defesa do cristianismo.
Tertuliano também era um defensor do cristianismo, o mesmo nasceu e viveu em cartago na África, dedicou sua vida na obra onde também foi um grande apologista e também escreveu várias obras, foi Tertuliano que usou o termo trindade pela primeira vez, para se referir ao Pai, Filho e Espírito Santo.
Houve outros defensores do cristianismo tais como; Taciano e Melito.


O FIM DAS PERSEGUIÇÕES E O EDITO DE MILÃO


O edito de Milão, foi assinado pelos imperadores Constantino e Licinio, no ano 313 d.c. Estabeleceu liberdade religiosa para todos. A palavra edito trata-se de uma ordem o regulamento estabelecido por uma autoridade.
A liberdade dos cristãos, segundo a Historia, registra que Constantino (O grande) foi o primeiro
imperador romano a se tornar um cristão. A tradição diz que certa vez, em uma luta Constantino
viu no céu uma cruz flamejante e as palavras: “Com este sinal vencerás” ai então ele adotou a cruz como simbolo do cristianismo, daí Constantino promulgou o edito, segundo o mesmo, os cristãos seriam tolerados em todo o império romano.


ENTRADA DA HERESIAS NA IGREJA


O que é heresia?


A heresia (do latim haeresis que, por seu lado, vem do grego haíresis que significa capacidade de escolher) é qualquer doutrina contrária aos da igreja de cristo Opõe-se, desta forma, à ortodoxia. Por extensão, designa-se por heresia a qualquer desvio de uma religião, credo ou sistema religioso que pressuponha uma doutrina ortodoxa. Da mesma forma, a palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros. Ao fundador de uma heresia dá-se o nome de heresiarca.


- Heresia no Cristianismo
- Heresias no cristianismo primitivo
Desde Paulo existe um impulso para estabelecer uma uniformidade no cristianismo.
Na metade do século II havia grupos não-ortodoxos em Roma, como os fundados por Marcion, Montanus e a gnose de Valentinus. A Prescrição de Tertuliano contra os heréticos e o Contra as heresias de Irineu foram ataques contra os heréticos. O Concílio de Nicéia foi convocado pelo imperador Constantino devido a disputas em torno da natureza da Trindade.
A palavra herético adquiriu conotação negativa nessa época, quando o Império Romano impunha o culto a seus deuses, portanto os ataques eram apenas verbais, estando a palavra herético muitas vezes associada a ofensas pesadas.
A partir de 325, algumas crenças foram establecidas como dogma através de cânones promulgados pelos concílios. O Credo Niceno atacava os arianos e foi usado por Cirilo para expulsar Nestório.
Irineu lançou os argumentos para a sucessão apostólica, dizendo que não havia ensinamentos secretos no cristianismo, tudo era público. Esta afirmação condenava a gnose e outras crenças no revelação contínua.
O asceta espanhol Prisciliano de Ávila foi o primeiro a ser executado por heresia, 60 anos após o Concílio de Nicéia (em 385).
Uma das linhas que foi condenada como heresia eram as que divergiam da afirmação de que Cristo era totalmente divino e totalmente humano, e que as três pessoas da Trindade são iguais e eternas. Este dogma só foi estabelecido depois que Arius o desafiou, e mesmo o Novo Testamento só se tornou o que hoje conhecemos no século IV (por Atanásio).
Historicamente, houve muitas discordâncias do dogma oficial da Igreja, mas estes só eram condenados quando se tornavam uma ameaça para a autoridade eclesiástica.


AS PRINCIPAIS HERESIAS:


- O Gnosticismo, estar palavra vem do grego “Gnosis” que que dizer conhecimento.
- O Docentismo, está palavra vem do grego “Dokem” que quer dizer parecer.
- Os Ebonitas, está palavra vem do hebraico que significa pobre.
- Os Maniqueus, eram de origem persa, eram chamado por esse nome em razão do seu fundador
que se chamava Mani que morreu no ano 276 d.c.


OS CONCILIOS DA IGREJA


Apesar de Constantino ser um imperador cristão, e a igreja ganhou com isso é claro um imperador crente que benção, mais em meio a tudo isso a igreja tinha muitos desafios pela frente
porque Constantino era tolerante, tanto por temperamento como por motivos políticos, por isso ele
conservou alguns títulos pagãs do imperador tal como o de “PONFITEX MAXIMUS”, ou sumo pontífice, esse título é conservado pelo até hoje pelo papa da igreja romana.
Mais os sucessores de Constantino, se mostraram intolerantes ao conservadorismo do seu ex-imperador, e a conversão dos pagãos crescia rapidamente para o bem-estar da igreja, e assim a igreja crescia aceleradamente, logo os ritos pagãs foram proibidos, e assim sucessivamente.
Tendo terminado um longo conflito do cristianismo com o paganismo, surgiu uma guerra de pensamentos; ai estava instalada um série de controversas dentro da igreja, acerca de doutrina, ai
começou a luta pela própria sobrevivência contra a perseguição, não obstante as lutas a igreja conservou-se unida.
Por causa das dissensões doutrinária , surgiram acalorados debates acerca de suas doutrinas, nesse
período surgiram três grandes controversas, dentre outras de menor importância. Para resolver essas
questões, foram convocados reuniões que na época era chamados de concílios, isto como toda igreja
e sua principal lideranças, nesses concílios somente os bispos tinham direito a voto. E assim sendo
os demais clérigos e leigos deviam submeter-se as decisões que eles tomassem.


A primeira controversa apareceu por causa da doutrina da Trindade, especialmente em relação
ao Pai e o Filho: Ário ou Arius nasceu em 256 d.c e faleceu em 336 d.c Presbítero de Alexandria, mais ou menos no ano 318 d.c, Ário defendeu uma que ficou conhecida como arianismo
doutrina dizendo que Jesus Cristo era superior a natureza humana mas inferior a Deus; Não admitia
a existência eterna de Jesus Cristo, pregava que Jesus teve principio. Logo apareceu uma opositor dessa doutrina.
Atanásio, também de Alexandria. Atanásio afirmava a unidade do Pai e do Filho, a unidade de Cristo e sua existência esterna.
A contenda estendeu-se a toda igreja, isso depois que Constantino havia feito tudo para sanar o problema, mas não teve exito ai então ele convocou uma concílios de Bispos, os quais se reuniram ema Nicéia, (é à atual cidade de Iznik, Província de Anatólia, na Turquia asiática), isso no ano 325 d.c, na ocasião Atanásio era apenas Diácono, teve direito a falar mas não teve direito a votar; Mesmo sem direito a votar, conseguiu fazer com que a maioria dos Bispos que estava no concílio, condenassem a doutrina de Ário, no concílio de Nicéia, Ário tinha apoio político e era bem amparado, existia muitos membros influentes que pertencia as classes elevadas, que defendia as
opiniões de Ário, inclusive e sucessor de Constantino, por isso Atanásio foi exilado cinco vezes e cinco vezes trazido a desterro.
Houve um amigo de Atanásio que lhe disse “ Atanásio, o mundo estar contra ti” ele respondeu:
“ Assim seja Atanásio contra o mundo”.
No ano 373 d.c Atanásio morreu em Alexandria, mas suas idéias foram vitoriosas e aceita por toda igreja tando no Oriente como no Ocidente.
Logo depois apareceu outro cisma acerca da natureza de Cristo. Apolinário, Bispo em Laodicéia
ano 360 d.c dizia ele que Jesus na terra não era homem, era Deus em forma humana.
A maioria dos Bispos e teólogos da época dizia que Jesus tinha duas natureza, ou seja uma união
de Deus e homem( Divina e humana) . A heresia Apolinária foi condenada no concílio de Constantinopla no ano 281 d.c o que motivou Apolinário afasta-se da igreja.
Mas houve um outra controversa desse período que foi prolongada, foi a que dizia a respeito do pecado e da salvação, desta vez foi Pelágio quem deu origem a essa controversa.
Pelágio era um monge que veio da Grã-bretanha para Roma por volta do ano 410 d.c na sua doutrina ele declarava que nos não herdamos as tendencia pecaminosas de Adão, mas que a alma faz a sua própria escolha, seja para pecar, seja para viver retamente, dizia também que a vontade humana é livre e cada um e responsável por suas decepções. Contra esse idéia surgiu ao maior intelecto da história da igreja e do cristianismo, depois do apostolo Paulo, era Agostinho que sustentava que Adão representava toda a raça humana, Adão pecou todos pecaram e são pecadores, e todo o gênero humano e considerado culpado, na verdade o homem não pode aceitar a salvação unicamente por sua própria escolha, mas só pela vontade de Deus.
A doutrina de pelágio foi condenado, no concílio de Cartago, no ano 418 D.C, e assim a teologia
agostiniana tornou-se e regra ortodoxa da igreja.
Já nos tempos modernos, na Holanda sob orientação de Armínio no ano 1600 e no século XVII
com João Wesley, é que a igreja se afastou da doutrina de Agostinho,ou sistema doutrinário agostiniano.
E foi assim esse período da igreja, com muitas lutas, mas a igreja obteve vitória, sobre os referidos movimentos controversos. Iniciou-se outro grande movimento que alcançou grandes proporções na idade média: O nascimento do espírito monástico; Lembrando que a igreja primitiva
não havia nem Freira e nem Monge.
Na primitiva história cristã podem encontra alguns casos de vida solitária, entretanto o fundador do monasticismo foi Antão, no ano 320 D.C pois foi a sua vida de asceta. O que um asceta? “É uma pessoa que vive uma vida austera, é aquele que renuncia o prazer ou mesmo a satisfação de algumas necessidades primárias com fim de atingir determinados fins espirituais” que chamou atenção, ele viveu sozinho durante muitos anos em uma caverna no Egito. E foi assim que muitos o imitariam, esses que assim viviam eram chamados de Ancoretas, aquele que formavam esse comunidade eram conhecidos por Cenobitas. Esse termo vem do latim arcaico que significa “ membro de uma comunidade religiosa”. Do Egito esse movimento espalhou-se pelas igrejas do Oriente, onde a vida monástica foi adotada por muitos homens e mulheres.
Outro que se destacou, devido uma forma peculiar de asceticismo foi Simão ou Simão Estilista, um Monge Sírio apelidado por “da colina”. Esse movimento monástico desenvolveu-se na idade média.
E foi assim que decorreu a história da igreja cristã, que passou vários estágios, para estar no status que estar hoje.
Em nossos dias tem surgido essas diferenças entre doutrinas e costumes, muitas pessoas menos informadas tem feito confusão com essas duas palavras, tem até pessoas que se diz líder de ministérios neo-pentecostais, nesse erro. O que significa doutrina? É um conjunto de princípio que serve de base a um sistema religioso, filosófico, político, cientifico, entre outros.
O que significa costumes? É uma forma local de se portar, de falar e de cultura local, seja de um País, de uma cidade ou de estados, províncias, e até bairro, Etc os costumes é muito diversificados em cada região.
Todo mundo que ir pro céu, quer ser arrebatado por Jesus, mas com tantas diferenças, fica difícil chegar lá, devemos ter cuidado com isso, é que as vezes queremos que as pessoas seja como nós, mas na fé cristã não é assim, pois a Bíblia diz que a salvação é individual, eu devo pregar mais salvar é com Jesus, pois foi ele quem morreu na cruz por todos os homens.


PORQUE A DENOMINAÇÃO É DIFERENTE DA IGREJA?


Vivemos nos dias de hoje uma situação muito diferente, da igreja primitiva, que todos tinham comunhão uns com os outros, no partir do pão e na oração (At. 2:42).
Hoje vivemos dias difíceis, em que os crentes não se identificam, onde a maioria defende seus interesses, costumes e liturgias, etc.
As denominações hoje tem sido esconderijo pra muitos, que defendem teses, e pensamentos humanos, puramente carnais onde de um costume local criam uma doutrina, é daí que vem o conflito, o outro que também se diz cristão não acha certo e ai acaba tendo uma crise de identidade. Surge então pessoas diz assim; eu não posso ter comunhão com fulano porque não é da minha “ Igreja” Denominação, e assim por diante. Quero lembrar que temos que respeitar o direito de cada um pois todos tem liberdade de escolha, e se Deus respeita o livre arbítrio do homem devemos também respeitar.
No tocante a doutrina (ensino) da palavra de Deus isso quem julga é ele pois o caminho pra conhece-lo é Jesus Cristo seu filho, que ele (Deus) enviou para salvar o homem.


A DENOMINAÇÃO HOJE


Na denominação uns defendem os seus costumes, tal como; ósculos santo(beijo), véu, condenam dízimo dizem que não existe pastores, e sim ancião, e até dizem que a graça de Deus é o nome de sua denominação. Outros defendem usos e costumes uns dizem que a mulher não pode usar calça, brinco, corrente (pingente), tiara (arco), batom ou maquiagem em geral, outros defendem que pode bater palmas nos culto,outros dançam, coreografias, etc.
Outros dizem que a mulher não deve cortar o cabelo, outros dizem que não tem problema a mulher cortar o cabelo, outros dizem que o homem cristão pode ter cabelos longos e que não tem nada haver. Uns defendem que devemos louvar a Deus com hinos sacros, outros defendem que na suas congregações pode se cantar o Rock, Pop, Pagode, Sambas, Serestas, ou seja igreja de todos os ritmos etc. Esses ritmos acima citados são mais usados pelos cantores da música popular.
É tanta coisa que tem gente que tão imaturo, que chega a dizer que usar perfume é pecado, muita gente é tomado pro excesso de santidade, e começa a espiritualizar tudo; mais é bom saber que a igreja de Cristo tem um padrão a ser seguido, e não precisar de ajuda e inovação de ninguém.
Quem é de Deus ouve a palavra de Deus. (cf. Jo.8:47).
Não é normal entre os que pertence a igreja de Cristo, eles não se identificarem,pois todos que tem cristo como cabeça tem uma identidade perfeita onde se encontram se cumprimentam falam de Jesus, contam benção, se alegrão no senhor, isso é independente da congregação que os pertence pois é a igreja de Cristo.