sexta-feira, 19 de julho de 2013

OS ÍDOLOS DO CORAÇÃO

                                                      ÍDOLOS DO CORAÇÃO
Sl 19: 7-14:

INTRODUÇÃO
A lei do Senhor, o testemunho, os preceitos, o mandamento, o temor, as ordenanças; afinal, toda a Palavra que sai da boca de Deus, tem um propósito.
Isaías 55:11 – Ela prospera naquilo para que foi enviada.
Sl 19:11 – o salmista diz:
“Por eles é admoestado o teu servo, em os guardar há grande recompensa”.
Qual é a recompensa?
Sou instruído e cresço com Deus – não andarei mais sem direção.
Hb 12: 6-13 – Se queremos ser participantes da santidade do senhor, e sermos recebido como filhos. Devemos aceitar Sua Palavra como correção e direção.
Deus criou o homem (Gn 1: 26-28).
• Para ser – Sua imagem;
• Para ter – A glória de Deus;
• Para fazer – A obra de Deus;
Mas o homem tem trocado estes princípios e passado a ser, ter e fazer conforme o seu próprio coração, desagradando e entristecendo o coração de Deus. E fazendo isso, vai se tornando obstinado.
I Sm 15:23 – a rebelião é como pecado de feitiçaria, e a obstinação como pecado de idolatria: e a obstinação torna essa pessoa idolatra de si mesma.
Pelo que é;
Pelo que tem;
Pelo que faz;
Manchando assim o princípio de Deus.
Ex: Saul fez qualquer coisa para segurar o seu reino até se tornar um feiticeiro.
Muitas pessoas estão sendo arrastadas pela falsa profecia, porque elas alimentam os desejos secretos e as motivações de seus próprios corações.
Elas alimentam o cruel anseio por ganhos e promoções.
A Palavra de Deus não vem só para te trazer promoções, afinal você já foi promovido de criatura para filho. Mas a Palavra vem pra te trazer cura, transformação, libertação e santidade.
Elogios e reconhecimento, riquezas e fama, conforto desta vida são valores temporais. Não perca de vista a eterna recompensa.
Deixe o Espírito Santo penetrar profundamente e implantar em você o significado dessa recompensa.
A verdadeira Palavra profética nos edificará e fortalecerá para vencer as tempestades da vida.
Falsos profetas não são os que lêem as mãos, jogam cartas de tarô, falam pelas estrelas ou lêem os búzios; mas os que distorcem a Palavra de Deus, usam o Nome de Jesus, e estão nas Igrejas e conferências.
Eles firmam seus ministérios em Nome de Jesus, mas não falam pelo Espírito Santo. Falam segundo a idolatria do seus corações. Ez 13.
Não deixe que um pouco de fermento levede toda a massa.
Não somos chamados por Deus para projetar o nosso ministério, mas para projetar a vontade de Deus. Se você é um cristão em Jesus, não pode mais viver para si mesmo.
Observe: que Ezequiel profetizou aos profetas de Israel não aos de Baal, ou um outro adorador do ocultismo.
Leia e medite: em Jeremias 23: 9-40.
Realmente dá vontade de chorar, porque hoje estamos vivendo isso.
Não são os profetas de Baal que estão destruindo casamentos, relacionamentos, chamadas ministeriais e famílias. Não são os profetas de Baal que estão trazendo divisões na Igreja, rebeliões, confusão no corpo de cristo. Mas são os profetas que falam em nome de Deus.
Uma meia verdade é pior do que uma mentira.
Êxodo 20: 7 – não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus.Pois o Senhor não deixará impune quem tomar o Seu Nome em vão. Quando alguém profetiza: “O Senhor diz” quando Deus não falou, demonstra uma ostensiva falta de temor ao Senhor. E está violando o 3º mandamento.
Jr 23:21 – desobedecer não é só deixar de fazer o que Deus ordena, é fazer o que Deus não ordena. Isto também é desobediência e falta de temor.
Pv 8:13 – o temor do Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho, a arrogância, o mal caminho e a boca perversa. “O orgulho, a arrogância, o mal caminho e a boca perversa são indícios de falta de temor”.
Olhe para a chamada destes homens:
Pedro e André – Mt 4: 18-19 – Sigam-me e eu vos farei pescadores de homens.
Ele não disse: sigam-me e eu darei a vocês alegria e felicidade. Eu os tornarei ricos e prósperos.
Sabe porquê? Porque Jesus nunca usou as bênçãos ou os benefícios do reino para incentivar seus seguidores a obedece-los. (Como algumas Igrejas fazem hoje).
Não existe promessa de realização pessoal ou sucesso pessoal apenas a promessa de torna-los servos.
Tiago e João – Mc 10:39-40. Eles queriam se assentar à direita e à esquerda de Jesus.
Jesus disse que eles teriam que beber do cálice que Ele bebia. “O cálice de sofrimento”. Esse cálice tem um nome: “a cruz”.
Ainda hoje pessoas querem servir Jesus, mas tudo que querem é promover seus ministérios pessoais, e não estão nem aí para a vontade de Deus.
• Pessoas descontentes são pessoas arrastadas para a cobiça.
• O contentamento e a cobiça são forças opostas.
• O contentamento nos afasta da idolatria e nos leva para perto de Deus.
• Enquanto a cobiça nos distancia de deus e nos leva aos altares da idolatria.
Vamos definir essas duas palavras. Deixe sua mente pensar apenas em como aplica-las. Embora essas palavras sejam familiares, deixe o Espírito Santo implantar profundamente o significado delas em seu Espírito.
1 – COBIÇA: é o desejo de ganho.
Isto não limita a cobiça por dinheiro. Ela engloba posse, posição, conforto, aceitação, prazer, poder luxúria e assim por diante. A cobiça é o estado em que nos encontramos quando não estamos contentes. Quando perdemos a paz e o sossego que Deus nos deu, resistimos ao seu plano ou o seu processo em nossas vidas, e começamos a seguir a cobiça dos nossos corações, estamos nos tornando idólatras.
A cobiça é o oposto do contentamento.
I Tm 6; 3-12: O contentamento é o maior lucro do evangelho. E se alguém corre atrás de outras coisas para que venha o contentamento, o seu coração é cobiçoso.
O contentamento santo nos assegura grande ganho e paz que transcende a qualquer entendimento.
Fl 4:7 – a paz; Ef 3:19 – o amor que excede a todo entendimento.
Em contraste a cobiça é a morada do desassossego, e é abastecida pelos desejos incessantes de luxúria. É o estado em que ambos, o engano e a destruição, são eminentes.
Nós devemos buscar sim, com dedicação, os melhores dons como Paulo disse (I Co 12: 31), mas isto deve ter um único propósito de edificar ou construir a Igreja (I Co 14:12). Deus está olhando para a motivação do coração de cada um que faz a Sua obra.
Eu sei que convém que o evangelho seja pregado. Mas do que adianta trabalhar para Deus e não conhece-lo. (Mt 7: 21-23; Jr 9: 23-24). O amigo sabe o que faz o Seu Senhor. (João 16: 14-15).
Quando nossos desejos são puros, não nos preocupamos se Deus nos usará, ou usará a outros para distribuir dons; desejamos apenas estar certos de que o Povo de Deus está recebendo do Senhor. Se nós confiarmos mais nos dons, poderemos nos preocupar com as reações e aceitação das pessoas, do que a aceitação de Deus; mas, quando estamos no centro da vontade de Deus, não nos preocuparemos com a aceitação; afinal, não vivemos de aplausos. Devemos estar concentrados no reino de Deus e não em nossos sentimentos.
Se possuímos o desejo do coração de Deus, não importa quem irá colher as bênçãos da obra. Mas importa que alguém será abençoado com a nossa semeadura. João 4: 35-38.
Se perdermos a motivação correta, nos renderemos ao poder da cobiça e até mesmo quando desejamos ter o poder e a unção de Deus será por inveja e motivos egoístas escondidos no nosso coração. Devemos confrontar esses desejos com a santidade de Deus.
É mais fácil procurar o poder do que buscar a pureza e a santidade de Deus.
Atos 8: 18-24 – não basta ter o poder; teu coração tem que estar reto diante de Deus.
“Simão achou que poderia comprar o poder de Deus”.
Muitos têm anseio pelo poder, mas para usa-lo injustamente. O poder pode fazer as pessoas se sentirem importante.
Mt 7: 22 – Eles dirão: profetizamos, expulsamos demônios, fizemos milagres...
Mas eles não dirão: “Visitamos os presos, alimentamos os famintos, vestimos os nus, cuidamos de órfãos e de viúvas”.
Sabe porquê? Porque esconderam seus dons por egoísmo e só usavam para si mesmo, ou quando esses dons lhe traziam algum tipo de retorno. Faziam da piedade fonte de lucro e ainda diziam “visitar presos e doentes; alimentar pobres; cuidar de órfãos e viúvas – esse não é o meu chamado”. Não usavam seus dons por amor a Jesus e ao Seu povo.
Essa é uma das maneiras pelas quais a cobiça se move na Igreja de Jesus.
Não podemos permitir essas atitudes, nem encorajar pessoas para o ministério que tem esse excessivo desejo pelo poder e pela fama. O perigo é muita unção e pouco caráter.
• Muita unção sem compromisso;
• Muita unção sem responsabilidade;
• Muita unção sem reverência e temor;
• Muita unção com motivações erradas.
É perigoso ungir pessoas sem que elas estejam curadas e instruídas no Senhor.
Exemplo de Uzias
II Cr 26:1-23 – leia e medite.
Uzias foi um rei de muitas obras, mas de nenhum caráter.
Reinou 55 anos em Jerusalém;
v4 – enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.
• Destruiu cidades inimigas e quebrou muros;
• Edificou torres e portas;
• Cavou muitos poços;
• Tinha muito gado;
• Tinha um grande exército;
• Tinha 307.500 homens de guerra;
• Fabricou armas;
• Criou máquinas;
• Ficou famoso e se tornou poderoso;
v16 – mas havendo-se fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper. Foi infiel ao senhor e entrou no templo para queimar incenso no altar.
Como pode um homem tão inteligente, trabalhador, ousado, criativo que tinha o favor de Deus se corromper?A resposta é orgulho, cobiça e o saber sem amor. I Co 8: 1-3 – a ciência incha, mas o amor edifica.
Uzias achou que o fato de ele ser, ter e fazer, o tornava imune ao pecado.
• E se tornou infiel a Deus;
• Desrespeitou os sacerdotes do Senhor;
• E achou que ele poderia fazer tudo o que queria, mesmo acender o incenso – que não era a unção do rei e sim a do sacerdote.
v21 – se tornou leproso; e foi excluído da casa do Senhor. Perdeu seu ministério.
Não é o diabo que derruba o orgulhoso, afinal o diabo não derruba ninguém. Mas é Deus quem abate o soberbo (I Pe 5:5 Tg 4: 6-10). Ele o derruba porque a soberba e o orgulho têm um pai (Ez 28: 14-19); mas exalta o humilde, porque a humildade também tem um pai (Fl 2: 5-11).
A Bíblia diz que o amor não busca seus próprios interesses, mas a soberba sim.
Sl 19:13 –“Guarda o teu servo da soberba”. Davi sabia o que estava pedindo.
Nos livrando da soberba seremos sinceros, e estaremos limpo de grande transgressão.
v14 – Nossas palavras serão agradáveis; a meditação do nosso coração será pura.
Pv 13:10 – da soberba só provém contendas.
A Igreja de Jesus precisa ter um encontro com a Glória de Deus. Mas essa Glória só virá depois que morrer o orgulho.
Uzias representa o orgulho.
E foi no ano em que morreu o rei Uzias que Isaías viu o Senhor. Isaías 6: 1-8.6
Nesse dia Isaías viu a Glória de Deus, o estado em que ele se encontrava e a necessidade da obra missionária.
Mate o Uzias da sua vida (o orgulho); e você verá qual a sua real situação; verá que não está tão bem assim. Você terá um encontro com o sobrenatural de Deus e um encontro com a sua chamada. Mas, primeiro mate o teu orgulho e deixe Deus te tocar.
Não adianta trabalhar para Deus, temos que estar limpos e puros para trabalhar com Deus; e é a Palavra de Deus que vai derrubar o orgulho e exaltar a humildade.
Isaías 40:3-5
• O vale será exaltado – o humilde
• O monte será abatido – o orgulhoso
• O tortuoso será endireitado – o de vida corrupta
• O escabroso será aplainado – Deus vai aplainar tudo e todos.
v5 – então depois do conserto a Glória do Senhor se manifestará a toda humanidade.
Tg 4: 1-3 – o maior problema de Deus não é o diabo: “Somos nós, a nossa cobiça, o nosso orgulho”. O diabo já foi vencido na cruz; o desafio de Deus é quebrar o orgulho do coração do homem e arrancar sua cobiça. As maiores contendas entre nós é dos prazeres e cobiças que almejamos.
“Cobiçais e nada tendes” – Pessoas fazem qualquer coisa; até matar, mesmo assim não conseguem obter o que desejam. Isso porque o que realmente desejam é paz interior, contentamento, alegria e isto só Jesus pode dar. E só não têm por não serem humildes o suficiente para se renderem a ele e pedir como um filho ao Pai. Mt 7:7-11.
O orgulho te torna: soberbo, ambicioso, cobiçoso, independente e auto-suficiente, ou seja, você cria seus próprios conceitos de vida, cria suas próprias leis. Logo, se torna adúltero – Porque troca Deus pelo mundo; troca o noivo (Jesus) por: sucesso, fama, glória, conforto e tudo que o mundo oferece tornando-se inimigo de Deus.
Torna-se inimigo de um Deus que o criou para louvor da sua glória, que tem ciúmes de você por ter te criado para Ele e você o trocou por qualquer coisa.
Essa pessoa se torna soberba – e Deus passa a resisti-la.
Tg 4: 6-7 – Esta não é a vontade de Deus (resistir alguém). “A vontade de Deus é estar com você, andar com você viver com você – para isto ele te criou”.
v7 – Mas, antes de eu resistir ao diabo, devo me submeter a Deus. Muitos não conseguem se livrar do diabo, porque não se submetem a Deus. Antes de eu resistir ao diabo devo entender que Deus abate o soberbo.
É necessário primeiro que nos sujeitemos a Deus. O diabo sai em nome de Jesus, mas, se houverem brechas nas nossas vidas como orgulho e soberba, ele volta. Uma pessoa orgulhosa, soberba, ambiciosa, recebe influência direta de satanás. Porque ele é o pai do orgulho. O orgulho nasceu antes de Satanás. Foi o orgulho que lhe transformou em Satanás, até então ele era Lúcifer.7
O orgulho dos homens tem destruído famílias, ministérios e relacionamentos. Tudo isso, porque a pessoa não abre mão de seus direitos e razões. O maior desafio de Deus não é vencer o diabo – ele já foi vencido – mas é quebrar o orgulho do coração do homem. O jeito eficaz de Deus fazer isso é que essa pessoa se submeta a Deus. “Porque Deus da graça ao humilde”.
O maior ato de renúncia foi o de Jesus. Fp 2: 5-8. E Paulo diz que devemos ter esse mesmo sentimento. Mas para que eu conseguirmos ter essa postura de humildade, temos que observar o v3-4: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere o outro superior a si mesmo. Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros”.
A. Meça as suas motivações antes de fazer algo;
B. Considere todos (independente de quem seja) acima de você, superiores a você.
C. Não pense só em você ou só no que é seu, mas ajude os outros (cuidado com o egoísmo).
Onde existe humildade, existe santidade, o princípio da santidade é a humildade.
Se você se sujeitar a Deus, Ele vai expor você para destruir o orgulho. “O orgulho não sai sem primeiro ser exposto”.
Sl 19:12-13 – O Senhor vai expor o que está em oculto. Ele mostra para que você se livre desse mal. O orgulho não pode se tornar teu senhor. Se não: você nunca será sincero e nunca será limpo; as palavras da sua boca nunca serão agradáveis e a meditação do teu coração nunca será totalmente pura diante de Deus. Por isso, se esconda em Deus, e saia das provas aprovado por Ele.
Dispositivo de justiça própria
Quando você passa por uma prova o dispositivo de justiça própria é acionado e ele diz pra você: “Eu não mereço isso”. É quando o orgulho é exposto. Tem gente que tem orgulho até do seu sofrimento por achar que seu sofrimento é maior que o dos outros.
Há pessoas que tem domínio próprio, e outras que têm demônio próprio de estimação.
Mas resista ao diabo e ele fugirá de vós
A libertação não é só mandar o diabo embora, mas é andar nos princípios de Deus. Se você andar nos princípios de Deus é o diabo que vai fugir e não você. Mas se você não discernir as provas de Deus, e se submeter a elas, é você quem estará sempre fugindo. Fugirá: de casa, de relacionamentos, do ministério, da Igreja.
Tg 4:10; Mt 23:12; Lc 14:11; Lc 18:14 – Quem se humilha será exaltado. Por isso precisamos perseverar na humilhação.8
Uma mulher exposta por Jesus
Mt 15: 21-28 – A maior barreira que temos para receber algo é o orgulho. Se não houver uma renúncia do orgulho ele pode até orar, clamar, mas Deus primeiro o resistirá até que todo orgulho desapareça.
Muitas situações poderiam ser diferentes em nossas vidas se tivéssemos tido posturas diferentes. Mas ao invés de nos humilharmos, nos justificamos.
O orgulho é um depósito de feridas.
v22 – a filha desta mulher é que estava endemoninhada e ela começa seu clamor ao pedindo para sua filha, mas para si mesma: “Tem misericórdia de mim”. Ela estava preocupada em primeiro lugar com a sua própria situação: de ter uma filha endemoninhada.
Mulher simboliza a igreja. Este é o símbolo de uma igreja orgulhosa, que se preocupa somente consigo e não com os outros.
Mt 3:10 – o machado está posto à raiz. E Jesus disse: “toda árvore que meu Pai não plantou será arrancada”. Tudo o que está em nós que não foi Deus quem colocou será arrancado. E o orgulho é o primeiro da fila.
Lv 19: 9-10 – Esta mulher Cananéia teve uma revelação de que Jesus era Filho de Davi e também conhecia a lei de Moisés. Porque sendo ela estrangeira podia colher o que caia no chão, e foi isto que ela respondeu a Jesus: “os cachorrinhos comem o que cai da mesa de seus donos”. Ela conhecia a Palavra e teve uma revelação que Jesus era o Filho de Davi. Mas isso não era suficiente para receber o que queria.
Ela precisava ser confrontada no seu orgulho.
Talvez você pergunta: Como Jesus sabia que ela tinha orgulho no seu coração?
Jesus sabia o que estava no coração das pessoas. Somente o Espírito de Deus pode expurgar tudo que está oculto no coração das pessoas.
E foi o que Jesus fez trouxe à luz o seu orgulho.
Observe as provas que Jesus fez com que esta mulher passasse para confrontar o seu interior:
1º Mt 15:23 – Jesus não lhe respondeu Palavra.
Silêncio e desprezo
Esta é uma das piores coisas que pode acontecer a quem clama a Jesus.
É Jesus não te ouvir.
É Jesus não parar pra te atender.
Automaticamente – quando você é ferido: o orgulho se apresenta.

Jesus criou um clima para esta mulher expor sua humildade. Somente uma humildade genuína pode vencer o silêncio de Deus e entender que Deus jamais o abandonou.
Jesus confrontou muita gente que o procurou. Mas sempre com a intenção de que essas pessoas entendessem que era necessário não somente busca-lo de lábios, mas de coração. Ex: o jovem rico – Mc 10: 17-22.
Talvez os discípulos de Jesus acharam que Ele estava desprezando um homem que:
• Correu para ele;
• Ajoelhou-se à sua frente;
• Chamou-o de Bom Mestre;
• Mostrou interesse em herdar a vida eterna;
Mas Jesus estava somente mostrando a Ele que suas motivações eram erradas.
v22 – e por isso ele saiu contrariado com essa Palavra. Retirou-se triste porque ele amava mais seus bens do que a Deus.
A cobiça estava muito presente na sua vida. A cobiça e o orgulho impedem que as pessoas abram mão do que têm, do que são e do que fazem para servir ao Senhor.
Observe também – Zaqueu - Lc 19: 1-10
Ele procura ver Jesus: Não só a sua atitude foi boa, como a sua intenção também era boa. Não adianta termos boas atitudes com intenções ruins.
• Zaqueu recebeu Jesus com alegria.
• Deu aos pobres metade dos seus bens.
• Restituiu quatro vezes mais o que tinha defraudado.
• Trouxe salvação para a sua casa.
É interessante observar que ninguém pregou a Zaqueu, ninguém o confrontou. Ninguém falou nada, a não ser alguns murmuradores que julgavam a atitude de Jesus de ter entrado na casa de um pecador. Foi a atitude de humildade de Zaqueu que atraiu salvação para sua casa.
Isaías 58:12 – A tua descendência colherá os frutos da tua humildade, da tua renúncia e tua casa deixará de ser a casa de um pecador e se tornará um lugar habitável – tudo porque reparou as brechas. Is 44:3.
2º Mt 15:24 – Eu não fui enviado a vocês - disse Jesus.
Ele a descrimina.
Ele se omite a ela.
Mc 7: 24-26 – Ela era grega de origem siro-fenícia.
• Ser grego simbolizava orgulho;
• Ser o berço da humanidade;
• Ser o berço da cultura;
• Ser o berço da capacidade intelectual;
• Ser o berço da capacidade espiritual;
Resumindo: o berço da sabedoria.
I Co 1: 19-25 – os judeus buscavam sinais; já os gregos buscavam sabedoria.
Mas Jesus busca:
Um coração contrito e um espírito abatido – estes o Senhor não desprezará. Sl 51:17.
E Jesus diz pra ela: Não vim para vocês.
Hoje este tipo de orgulho se aloja em muitas denominações evangélicas:
• Eu sou presbiteriano;
• Eu sou batista;
• Eu sou assembleiano;
Não me dirijo a estas denominações somente, mas a todos os irmãos que colocam sua denominação acima de Deus, e têm mais orgulho de serem de uma denominação do que ser simplesmente Filho de Deus.
Eu sei que Jesus não faz acepção de pessoas; e não era isso que Ele estava fazendo ali, mas, confrontando o orgulho.
3º Mt 15:26 – Chamou de cachorrinho
Ele a ofende
Ela era Cananéia – descendente do filho de Noé chamado Cão. Ela era filha de Cão; talvez por isso, cachorrinho. Mas será que foi só por isso? Eu creio que não. Só sei a que ponto Jesus levou essa mulher: à solidão, ao desprezo, à discriminação e à ofensa.
Note: não é o diabo quem confronta o seu orgulho; é Deus quem abate o soberbo.
Mt 15: 27 – Mas como das migalhas que caem da mesa do meu dono: desde que seja na mesa do Senhor.
Ela teve uma atitude de humilhação.
• A sua atitude de humilhação;
• A sua palavra de humilhação;
• E a sua intenção de humilhação;
Venceram o demônio na sua filha; e venceu o demônio na sua família.
Aonde existe humildade existe fé. A humildade Deus não despreza; e a fé agrada ao Senhor. Então essa mulher atraiu o Senhor com sua humildade, e agradou-o com sua fé.
Jesus não precisou sequer orar por sua filha. Essa mulher ficou na brecha por sua família. Foi uma “reparadora de brechas”.
Ela foi desprezada, discriminada e ofendida. Mas não se sentiu assim, ela se sujeitou assim a Deus.
A oração que é respondida é a oração de humilhação.
I Pe 5:5-6 –... cingi-vos todos de humildade uns para com os outros; v6 – humilhai-vos portanto, debaixo da potente mão de Deus... para que, a seu tempo, vos exalte.
Foi ela mesma que libertou sua casa com sua atitude, intenção e com a Palavra liberada de humilhação.
II Cr 7:13 – quando eu provar.
v14 – meu povo deve se humilhar;
v15-16 – este será o resultado.
Levante hoje um altar de humilhação. Ore por sua família, sua cidade, sua nação e diga: “Eu sou o sacrifício deste altar de humilhação, e não vou mais me sentir o melhor da minha casa ou da minha igreja, mas eu sou o sacrifício deste altar”.
Isaías 28:1 – o vale é fértil; mas a soberba dos homens tem impedido de nascer aquilo que Deus quer fazer.
As feridas do orgulho expostas.
II Rs 5: 1-18
v1 – homem valente, usado por Deus, porém leproso.
Do que adianta ser usado por Deus, vencer guerras através de Deus e não conhecer ao Senhor? Mt 7: 21-23 – Conhece-lo é melhor do que ser usado por Ele.
Naamã – um homem que se escondia debaixo da sua farda e de suas medalhas de honra ao mérito, uma lepra, uma maldição. Um homem que já havia dado tanto livramento à sua nação; um homem que tinha vencido tantas guerras... mas havia uma guerra que ele precisava vencer: a de expor seu orgulho e ser curado.
Um chefe do exército - direcionado por uma menina escrava para ser curado. I Co 1: 26-29: Deus que levanta coisas loucas para envergonhar as sábias. O predador na mão da presa; o chefe na mão do servo. Então Naamã se dirige a Israel; à casa de Eliseu e aprende a primeira lição de humildade:
“A palavra de uma menina escrava pode mudar a vida de uma nação”.
v9 – ao chegar na casa de Eliseu com dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas, aprendeu outra lição:
“Não se pode comprar um homem de Deus, nem a sua benção”.
Ainda que muitos vendam a unção, e muitos vendam a si mesmos, contudo, um verdadeiro homem de Deus não tem preço.
Eliseu não o atendeu, nem tampouco orou por ele. Foi quando Naamã aprendeu outra lição:12
“Se você deseja receber algo de Deus, achegue-se humildemente – não como quem dá ordens”.
v11 – Naamã ficou furioso, pois pensava que Eliseu viria orar por ele, agitaria a mão no lugar infectado e curaria a lepra...
E Naamã não pára de aprender – ele aprende outra lição:
“Quando Deus faz alguma coisa por nós não é do nosso jeito é do jeito de Deus”.
A enfermidade de Naamã não era só a lepra, mas o orgulho. Suas maiores feridas não eram na carne, mas na alma. Ele precisava ser exposto.
v13 – Novamente são seus servos que aconselham (veja como Deus quebra o homem).
Um homem ferido que Deus o fere ainda mais. Os 6:1 – Ele me fere mas ele me sara.
v14 – e Naamã foi curado da lepra. Mas a lepra foi apenas uma das coisas que Deus curou de Naamã:
• Deus o curou de seu orgulho
Ele foi dirigido por uma menina, pelos seus servos, por um profeta que nem o atendeu. Ele teve que se expor, mergulhar na frente de todos. Para quebrar o orgulho é você quem tem que se expor. Ninguém pode tomar o seu lugar.
• Deus o libertou da idolatria
v18 – Ele já não iria mais adorar na casa de Rimom.
• Deus o libertou do mau uso do dinheiro
v15 – Primeiro ele chegou para comprar o profeta, agora ele queria lhe dar um presente.
• Deus o ensinou a valorizar as pequenas coisas
v17 – primeiro achava que seus rios eram melhores (v12); agora queria levar cargas de terra de Israel.
Naamã chegou como líder. Saiu como servo.
Chegou tentando negociar. Saiu rendido ao Senhor.
Chegou com uma carga de ouro. Saiu com uma carga de terra.
Chegou com a carne imunda. Saiu com a carne de menino.
Chegou como quem era usado por Deus. Mas saiu conhecendo o poder de Deus.
Então entre no rio de Deus e tome um banho; mergulhe quantas vezes for necessário, até que todo orgulho, cobiça, soberba, prepotência, ambição e obstinação deixem você.
Quando será que conseguiremos fazer esta oração?
Sl 131:1-3 – quando aprendermos a descansar no Senhor como uma criança.
Quando valorizarmos Ele acima de tudo que temos, que somos e que fazemos.
2 – CONTENTAMENTO:
O dicionário define como:
• Sentimento de prazer;
• Satisfação, alegria;
• Estado de quem está contente;
E Deus define: é alguém que está em completa satisfação pela sua vontade. E é exatamente isto que Deus espera de seus filhos.
A vida de Jesus era o próprio quadro de contentamento. João 4: 34 – “a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra”. Para Jesus não existe desejo nem anseio fora da vontade de Deus. Seu único objetivo era satisfazer os desejos de seu Pai. A certeza que Ele tinha de quem era, de onde veio, para onde iria, lhe trazia segurança e por isso não podia ser intimidado nem enganado (João 8: 14).
Hb 13: 5 – o contentamento com a vontade divina nos liberta da cobiça.
Ficamos livres da servidão ao mestre do ego.
Esse é o verdadeiro descanso que todo crente aguarda. Hb 4:10.
No arrependimento e no descanso está a vossa salvação
Is 30: 15 - A Palavra hebraica para salvo é yasha – significa: “remover ou procurar remover de alguém o fardo, a opressão ou o perigo”. Outra definição é: “estar a salvo”.
Se entrarmos neste estado de descanso e contentamento, estaremos a salvo do engano.
Fp 4:11 – Paulo sabia viver contente em qualquer situação.
Ele aprendeu a viver num lugar de divino repouso.
E é este tipo de contentamento que tem faltado à Igreja. A nossa atual cultura e sociedade encorajam-nos a um estado de constante descontentamento, o que acaba levando as pessoas a se esforçarem para adquirir mais e mais, sem ao menos medir suas motivações. Somos treinados no descontentamento; atacados pela mídia, pela opinião dos outros, pelas propagandas que nos passam uma informação de que não estamos conseguindo cumprir nossos objetivos mundanos. Mas se nos rendermos ao descontentamento, a pressão produzirá grandes ambições e egoísmo, além de competitividade para cumprir nossas metas. O seu desejo de ter e de adquirir se torna o único objetivo de sua vida.
O impulso de sempre querer mais se baseia no conceito errôneo de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Mas esses pensamentos são falsos, pois somente trazem felicidade temporária: uma vez que as coisas não se modificam, acabamos nos entediando e então passamos a desejar modelos mais novos, maiores e melhores.
Também é um mito a concepção de que quanto mais possuir mais importante serei.Auto estima e patrimônio não são a mesma coisa. O seu valor não é determinado pelas suas posses, e Deus deixou claro que os valores da vida não são os bens.
Ainda outro mito é: “Quanto mais dinheiro eu tenho mais protegido estou”
Isto não é verdade. Riquezas podem ser perdidas num piscar de olhos. A verdadeira proteção está naquilo que ninguém pode tomar de você: “Seu relacionamento com Deus”.
A idolatria de hoje
O contentamento nos tira da idolatria e nos leva para perto do coração de Deus. Enquanto a cobiça nos distancia de Deus e nos leva ao altar da idolatria. A cobiça tem se alastrado na igreja disfarçada de benção colocando assim uma máscara na sua verdadeira identidade.
Ezequiel 14: 2-3 – Deus aqui estava lamentando: as pessoas com quem Ele havia feito uma aliança ainda tinham ídolos escondidos no seu coração. Não que Deus não soubesse disto, mas aqui parece que a verdade estava oculta aos olhos destas pessoas.
Sl 19:12 – Davi pergunta quem pode entender os próprios erros?
Somente o Espírito Santo pode trazer a luz os nossos erros. João 14:26; João 16:13. Por isso precisamos conhece-lo e estar com ele, pois ele é quem nos trará contentamento, e nos livrará da cobiça. Quando não estamos satisfeitos com nosso Deus e com aquilo que Ele está fazendo em nós e através de nós somos um candidato à cobiça; buscamos satisfação e contentamento em outras coisas fora da vontade de Deus e por fim certamente cairemos em iniqüidade (a palavra hebraica aqui para iniqüidade é awon que significa: ofensa intencional ou não contra a lei de Deus).
Observe o texto de Ezequiel:
Deus não disse que eles haviam colocado os ídolos em uma sala de estar, no quintal, na cozinha, mas a idolatria estava no coração deles. E esta é a idolatria de hoje: não somente estátuas de ouro, mas altares formados em nossas casas. E porque não temos imagens nem altares, muitos desconhecem o nível de envolvimento que têm com a idolatria.
Êxodo 20: 2-3 – A palavra hebraica para deuses é elohim. Essa palavra aparece aproximadamente 2250 vezes no antigo testamento e dessas, quase 2000 vezes é para identificar o Senhor Deus. Quando Deus diz que não devem ter outros elohim além Dele, estava dizendo: “Eu Sou a sua fonte de todas as coisas, nada pode tomar meu lugar”.
João 6:57 – assim quem se alimenta de Jesus viverá por Ele.
Sl 87: 7 – o salmista diz, todas as minhas fontes estão em Ti.
Nós nos alimentamos do que nos sustenta, e isso se torna nossa fonte de vida. Por isso Jesus se refere a si mesmo como o Pão da Vida (João 6:48). Não podemos deixar que um ídolo se
torne fonte para nós em nenhuma área da nossa vida, pois esse é o lugar de Deus, e se dermos Seu lugar para um ídolo, esse ídolo terá poder de colocar mentira em nossos corações.
Um ídolo é qualquer coisa que colocamos acima de Deus em nossas vidas. É o que amamos, gostamos, confiamos ou damos mais atenção do que ao Senhor. Um ídolo é aquilo que retira sua força ou ao qual você dá a sua força. Um crente cai na idolatria quando permite que seu coração seja agitado pelo descontentamento e procura satisfação longe de Deus. Um ídolo pode ser uma pessoa, um bem ou uma atividade. Pode ser até mesmo seu próprio ministério.
Portanto a idolatria é fundada na cobiça.
Paulo confirma isso: Cl 3:5. As Escrituras definem idolatria como cobiça ou um coração que procura ganhar.
Vamos falar de alguém que estava preso ao ídolo do seu coração.
Ex: jovem rico. Mc 10: 17-24.
Ele chegou exaltando Jesus o chamando de bom Mestre, mas Jesus não se deixou levar pelos elogios deste moço. Muitas vezes quando levamos pessoas a Jesus nossa mensagem é “Venha e receba”. Mas a mensagem de Jesus é Mt 4:17 – arrependei-vos, negue-se a si mesmo, perca a sua vida.
Talvez devamos retornar à mensagem de arrependimento – certamente esta é uma mensagem de confronto.
Este jovem rico fez tudo certo. Correu para ele, adorou, mostrou interesse, que conhecia a Palavra e guardava o que era bom. Mas faltava abandonar o que era mal havia algo na vida daquele moço que o prendia:
• Orgulho;
• Cobiça;
• Troca de valores;
• Idolatria.
v21 – Jesus o amou.
Só quem ama verdadeiramente fala a verdade. Jesus não apresentou a ele um evangelho fácil (não foi logo fazendo uma promessa). Tudo que Jesus precisava fazer era puxar a rede e teria um crente rico dizimando no seu ministério: Mas Jesus o amou muito a ponto de mostrar-lhe a verdade.
Quem não mostra a verdade é porque não ama - está buscando os seus próprios interesses. E “o amor não busca seus próprios interesses” I Co 13: 5. Por isso não bajule ninguém, mas fale a verdade; Deus só se move dentro de um espaço chamado verdade. É melhor falar a verdade do que comprometer-la, levando o povo a crer em uma mentira. E é bem melhor ouvirem a verdade agora, do que depois ouvirem: “Apartai-vos de mim! Eu não vos conheço!” (Mt 7:23).
Se Jesus pregasse aquela mensagem hoje, muitos diriam:
_ O Senhor é muito duro;
_ Olha: este homem saiu triste, decepcionado com a igreja. Ele poderia ser um grande mantenedor!
Mas Jesus sabia que “melhor é decepcionar os homens do que a Deus”. E mais: Deus é quem é seu mantenedor. Ele é o dono da obra.
Os ídolos precisam ser abandonados.
Esse moço tinha um ídolo: amava as riquezas mais do que a Deus – Mas só descobriu isso depois de um encontro com Jesus.
Você pode sair de um encontro com Deus triste, mas se for sincero, sairá curado. Um encontro com Jesus mudará muitas coisas nas nossas vidas: nos revelará nossas motivações, intenções, e o nosso orgulho será expurgado.
Um ídolo: é qualquer coisa que amemos mais, confiemos mais, ou demos mais atenção do que a Deus.
I Co 10:14 – meus amados, fugi da idolatria.
Idolatria é algo de que você precisa fugir. Há pessoas que adoram a Deus na igreja e têm ídolos no coração.
Lv 26:1 – Não fareis para vós ídolos, nem fareis para vós imagens de escultura.
Obs: um ídolo não precisa ser uma imagem. Note que primeiramente o texto nos diz: “Não fareis ídolos para vós”, e depois é que fala das imagens de escultura.
As escrituras definem idolatria como: “cobiça ou um coração que procura ganhar”; e isso não se limita às coisas materiais. Pode ser qualquer coisa como: “o desejo de ser reconhecido, de ter boa reputação ou fama”;
Mas uma pessoa que vive de aplausos tem uma tendência a desanimar quando ninguém a aplaude.
Deus vai pedir para você abandonar, algumas coisas como:
• Seu programa preferido;
• Seu hobby preferido;
• Seu esporte preferido
Se você estiver se apoiando ou dando maior atenção a outra coisa que não seja ele: Cuidado! Ele vai derrubar. Ele não aceita o 2º lugar; não aceita outro fundamento I Co 3:11-17.
Você que é casado responda:
“Você aceitaria que uma vez por mês sua esposa dormisse com outro homem?” Jesus também não – Ele não divide a sua noiva com ninguém!
Nossa comunhão é com o Pai e com o Filho. I Jo 1:3.
Se tivermos uma pura comunhão com Deus, Ele fará surgir relacionamentos saudáveis com outras pessoas no corpo de Cristo. Ele sabe melhor do que nós o que é necessário e o que é saudável, por isso não se torne ansioso com relação às amizades. Seu comportamento pode romper seu relacionamento com Deus caso você começe a procurar amizades fora do plano e da vontade do Senhor. É dessa forma que muitos acabam se envolvendo em relacionamentos que no fim enfraquecem ou corrompem sua vida com Deus.
Profetas: não profetizem segundo os seus corações!
A idolatria tem origem no coração.
Uma pessoa pode facilmente cair nela mesma enquanto faz a obra de Deus e professa sua fé em Jesus Cristo. Pode freqüentar uma igreja, trabalhar para Deus e mesmo assim, ter ídolos no seu coração.
Ez 23:39 – adoravam a Deus e sacrificavam a ídolos.
Ez 14 – leia e medite neste texto.
Quando as pessoas vinham perante o profeta eram movidos pela idolatria dos seus corações ou pelo desejo de obter ganhos pessoais – e solicitavam conselho ou procuravam uma palavra profética de acordo com os seus desejos carnais. Elas poderiam até conseguir o que queriam, mas essa palavra não seria a vontade de Deus.
v4 – Eu, o Senhor, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos.
(isso é para a pessoa que busca a profecia, segundo o que ela quer ouvir)
Agora ouça o que Deus diz sobre o profeta que faz isso.
(Que profetiza segundo a idolatria dessa pessoa, ou seja, fala o que ela deseja ouvir e assim participa do pecado da idolatria)
Leia os versículos 9 e 10:
Diz que ele será tão culpado quanto o que o consulta.
Observe: Como Deus descreve o seu povo e os profetas num período em que a cobiça florescia em Israel.
Jr 6: 13-15 – desde o maior até o menor são avarentos, gananciosos.
Há muitos homens e mulheres descontentes com Deus porque acham que Deus não está lhes dando o suficiente. Geralmente o que buscam não são coisas necessárias, e sim, desejos e luxúrias. Então, essas pessoas se tornam suscetíveis a receber palavras que falam diretamente aos seus desejos e luxúrias, e que fortalecem esses ídolos dos seus corações. Tudo que essas pessoas precisam é encontrar um ministro ou um profeta que está perdendo o temor de Deus e que possa ser comprado ou persuadido com alguma recompensa (fazendo isto certamente a reputação e a aparência destes profetas crescerá, o que certamente atrairá mais pessoas - um abismo chama outro abismo).
Ministre às pessoas de acordo com a Palavra de Deus, não à luz desses desejos de cobiça.
Você já deve ter ouvido isto
• Encoraje as pessoas.
• Pregue mensagens positivas.
• Leve-as a se sentirem bem.
Só que estes conselhos esquecem que nós não podemos alterar a mensagem do evangelho. A mensagem do evangelho é uma mensagem de renúncia.
Siga o exemplo do profeta Micaías em II Crônicas 18. Leia e medite. Observe o versículo 13.
O que aconteceu aqui?
Deus respondeu a Acabe conforme o engano e a idolatria em seu coração. Havia ali quatrocentos profetas que não tinham mais o temor do Senhor. Acabe recebeu desses 400 profetas as palavras que desejava ouvir, mas as verdadeiras palavras de Deus através de Micaías ele recusou. A verdadeira palavra te traz proteção e libertação.
Acabe recusou a palavra, saiu para a batalha, e morreu. Você pode até se disfarçar (como fez Acabe), mas se não tem a verdadeira palavra profética estará desprotegido. E foi o que aconteceu com Acabe.
O que dizer dos profetas de hoje?
Muitos profetas que estão hoje sobre a terra profetizando, dizem: “Assim diz o Senhor” – muito à vontade. Mas será que todas essas palavras vêem do Espírito do Senhor ou são inspiradas pelas forças enganosas da idolatria? A verdade é que são apenas ídolos presentes tanto no coração dos profetas quantos nos das pessoas.
II Co 11;14 – Diz que o próprio Satanás de disfarça em anjo de luz. Paulo não diz que Satanás pode se transformar em anjo de luz, mas que ele o faz. Isso significa que ele pode imitar palavras proféticas, colocando-as na mente do profeta que perdeu o temor do Senhor, palavras essas que soam como se o Espírito de Deus estivesse falando.
Ez 14:9 – e se esse profeta for enganado, e falar alguma coisa, Eu, o Senhor, persuadi esse profeta, e estenderei a minha mão contra ele, e destrui-lo-ei do meio do meu povo Israel.
Lembre-se de que Deus deu permissão ao espírito mentiroso para influenciar os profetas de Israel.
Assim como nos dias de Jeremias e Ezequiel, existe em nossos dias uma multidão de profecias. A maioria anuncia prosperidade, alegria e paz. Em vez de homens e mulheres se voltarem para Deus, que possuiu palavras confiáveis, eles são atraídos pelas profecias que alimentam os ídolos do coração deles. É o que diz em II Tm 4:1-5 – Paulo diz aqui que virá um tempo que pessoas não suportarão mais a sã doutrina, que sentirão coceira nos ouvidos. E seriam cercadas de mestres segundo suas próprias cobiças.
Quando falamos de coceira nos ouvidos, lembro-me de um texto bem conhecido:
Sl 23 – No verso 5, o salmista diz que o Senhor unge minha cabeça com óleo.
Deixe-me explicar – quando o pastor soltava suas ovelhas no pasto, ele esfregava óleo na cabeça das ovelhas para que não posassem moscas; depois disso, elas poderiam comer do pasto mais sossegadas. Devo lembrar – que o deus das moscas é Belzebu. Quando a ovelha está ungida, ela pode comer sossegada sem sentir coceira nos ouvidos. Coceira nos ouvidos é falta de azeite na cabeça; uma pessoa que está ungida não cairá em qualquer vento de doutrinas ou em fábulas segundo a cobiça do coração de homens contaminados por idolatria.
É uma pena que inquiridores descontentes comparecem a encontros em que agradáveis profetas são facilmente induzidos a dizer-lhes o que está no seu próprio coração. O
resultado é evidente – as palavras refletem os desejos cobiçosos dos inquiridores e as motivações do profeta. Ambos foram enganados, pensando que era realmente o Senhor quem estava falando.
Não deixe seu ministério virar o seu ídolo
Talvez você precise colocar algumas coisas no altar do Senhor. Se você tiver alguma coisa que pode estar se tornando um ídolo para você é hora de abrir mão disto. Em Jr 17:9 diz que o coração é mais enganoso do que qualquer outra coisa. Por isso, não deixe que seu coração tome as decisões e direções que você precisa tomar na sua vida mas deixe o Senhor te guiar. Não se deixe ser levado pelo descontentamento pois ele gera a cobiça, e a cobiça é um ídolo do coração.
Descanse em Deus
Quando uma pessoa não consegue descansar em Deus, ela se esforçará para satisfazer o desejo cobiçoso do seu coração.
Jr 29:8 – “Não vos enganem os profetas que andam no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais”. Não devemos encorajar os profetas e os adivinhos a nos falarem de acordo com nosso descontentamento e a nossa idolatria. Nós também somos responsáveis e devemos nos arrepender de nosso descontentamento e de nossa cobiça pelo lucro! Se Deus nos adverte é porque deseja nos restaurar da cobiça e da idolatria dos nossos corações.
CONCLUSÃO
II Tm 6:8 – tendo, porém, sustento e com que nos vestir estejamos nós contentes. Lembre-se: os maiores projetos de Deus nascem em lugares humildes.
• O projeto em Jesus nasceu numa manjedoura;
• O projeto em Moisés nasceu num cesto de junco;
• O projeto em Abrão nasceu nas tendas;
• O projeto em Jacó nasceu num travesseiro de pedra;
• O projeto em José nasceu numa cisterna;
• O projeto em Elias nasceu no ribeiro de Querite;
• O projeto em Davi nasceu na caverna de Adulão;
• O projeto em João Batista nasceu no deserto;
• E na sua vida não será diferente. Deus tem um projeto em você, e esse projeto não começará como uma árvore, mas como uma semente, que depois de plantada, nascerá uma grande árvore.
Um dia Deus me deu essa Palavra como promessa (a meu ministério).
Ez 17: 22-24 – “Assim diz o Senhor Deus: Também eu tomarei o topo do cedro, e o plantarei; do principal dos renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre o mais alto e sublime. No monte alto de Israel o plantarei; ele produzirá ramos e dará fruto e se fará um cedro excelente. Habitarão debaixo dele aves de toda sorte; encontrarão abrigo à sombra dos seus ramos. Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca. Eu, o Senhor, o disse e o farei”.
Quem abate a árvore alta não é o diabo, é Deus; seu machado está posto à raiz.
A vida não consiste em perseguir a felicidade; consiste em perseguir a Deus;
No ministério ou em qualquer área de nossas vidas passamos por pelo menos quatro períodos:
• 1º é Plantar – só vamos colher se tivermos plantado;
• 2º é esperar – depois de ter plantado ainda temos que esperar nascer, e colher no tempo certo.
• 3º é colher – se plantamos e também soubermos esperar certamente colheremos.
• 4º e saber usufruir – Depois de passar pelos três processos: “Plantar, esperar e colher” ainda temos que saber usufruir o que colhemos.
Muitos ministérios se perdem depois de ter colhido os frutos se perdem por não saber lidar com a unção. Muitos oram para receber o poder de Deus e depois de ter recebido o poder usam para seu próprio benefício.
Em João 14:12, Jesus disse que a igreja faria a obra que Ele fazia, e faria maior ainda. Mas a Igreja precisa entender que Jesus fazia a obra do Pai e não a sua própria obra;
O jeito que você olha para a vida determina quem você é
Quem é da terra, pense na terra. Fp 3: 17-21 – Leia e medite.
A terra é uma residência temporária; a nossa identidade está na eternidade e a nossa pátria é o céu – quando entendermos essa verdade, vamos parar de nos preocupar em ter tudo sobre a terra. Deus é categórico sobre o perigo de viver pelo aqui e agora, adotando valores, prioridades e estilo de vida deste mundo.
Tg 4;4 – cuidado com o adultério espiritual. Não dê o lugar que é Dele para ninguém. Não deixe que nada ocupe você mais do que Ele.
Deus nos permite sentir uma substancial quantidade de descontentamento e desgosto da vida. Aqui na terra nunca seremos completamente felizes, porque aqui não é nosso lar definitivo. Fomos criados para algo muito melhor. Por isso a meta de Deus para a sua vida não é prosperidade material, ou sucesso popular – isso é o que o mundo determina. Já a abundância com Deus não tem relação com abundância material. A fidelidade com Deus não garante sucesso na carreira ou no ministério.
Ex: Paulo foi fiel, e mesmo assim acabou na prisão. João Batista = decapitado. Milhões de fiéis foram martirizados perderam tudo que tinham e chegaram no fim da vida sem nada nas mãos.
“O fim dessa vida não é o fim de tudo”. Hb 11:13-16 – aos olhos de Deus, os maiores heróis da fé, não são os que alcançaram prosperidade, sucesso e poder nesta vida.Mas os que aguardaram recompensa da eternidade. O seu tempo na terra não é toda história de sua vida. Você tem que esperar chegar no céu para conhecer o resto dos capítulos. Ele sempre guarda o melhor vinho para o final

Nenhum comentário:

Postar um comentário